O Carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) é o principal vetor da Febre Maculosa no Brasil. Trata-se de uma grave doença infecciosa que quando não tratada pode levar à morte. A transmissão ocorre durante o ato da picada por meio da saliva de carrapatos infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii.
O controle do carrapato é imprescindível para conter o avanço da doença
Carrapatos são aracnídeos ectoparasitas de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Eles sobem no animal e fixam-se na pele para sugar o sangue. Como são hematófagos, além de provocar coceira podem transmitir vírus, bactérias, protozoários, etc. Funcionando como vetores de doenças, tanto aos animais como ao homem.
Habitam praticamente todas as regiões do planeta. Em locais infestados, 95% dos carrapatos encontra-se no ambiente, e apenas 5% nos animais. O carrapato do cão geralmente vive em locais sem umidade. Podem ser encontrados em muros, frestas, embaixo de móveis, batentes de porta e janela, etc. O carrapato-estrela vive em áreas de vegetação.
O ciclo de vida do carrapato é composto pelas fases de ovo, larva, ninfa e adulto. As condições de temperatura, umidade e intensidade de luz, interferem no desenvolvimento destes aracnídeos.
(Fonte: http://www.bayercropscience.com.br e http://www.syngenta.com )